
As Artes Visuais expressam, comunicam e atribuem sentidos a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por vários meios, dentre eles; linhas formas, pontos, etc.
As Artes Visuais estão presentes no dia-a-dia da criança, de formas bem simples como: rabiscar e desenhar no chão, na areia, em muros, sendo feitos com os materiais mais diversos, que podem ser encontrados por acaso.
Artes Visuais são linguagens, por isso é uma forma muito importante de expressão e comunicação humanas, isto justifica sua presença na educação infantil.
0 A 03 ANOS
AS ALUNAS KAROLINE E JÔSE VALIM UTILIZARAM BEM O TEMPO.
NO PRIMEIRO MOMENTO, MOSTRARAM AS GARRAFINHAS DO CONHECIMENTO, ONDE AS GARRAFINHAS TINHAM PESOS E CORES DIFERENCIADAS E APÓS A VISUALIZAÇÃO POR TODO O GRUPO FOI PROPOSTO PELAS ALUNAS UMA RODA DE CONVERSA, COM PERGUNTAS SOBRE AS GARRAFAS.
NO SEGUNDO MOMENTO DA AULA FOI FEITO UM TRABALHO COM MASSINHA DE MODELAR E APÓS A PRODUÇÃO DA ARTE FOI ELABORADA UMA HISTORINHA COM OS OBJETOS PRODUZIDOS POR NÓS.
04 A 05 ANOS
Para esta fase, os objetivos estabelecidos
deveram garantir oportunidades para que as crianças sejam capazes de:
Interessar-se pelas próprias produções, pelas de outras crianças e pelas diversas obras artísticas (regionais, nacionais ou internacionais) com as quais entrem em contato;
Produzir trabalhos de artes, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da moldagem, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação.
Os conteúdos são organizados em dois blocos que visam oferecer visibilidade as especificidades da aprendizagem em artes.
Interessar-se pelas próprias produções, pelas de outras crianças e pelas diversas obras artísticas (regionais, nacionais ou internacionais) com as quais entrem em contato;
Produzir trabalhos de artes, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da moldagem, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação.
Os conteúdos são organizados em dois blocos que visam oferecer visibilidade as especificidades da aprendizagem em artes.
PLANO DE AULA
Professor: Maria Izabel Paula da Silva
Duração: 50 minutos
Idade: 4 a 5 anos
Área: Artes Visuais
Tema: Cores
Primárias
Conteúdo: Identificação das Cores, Recorte e Colagem
Objetivos:
Identificar as cores;
Nomear as cores;
Desenvolver percepções visuais;
Recortar gravuras de revistas;
- Construção de painéis.
Metodologias:
Conhecer e nomear as cores primárias, com a "Brincadeira da Sopa das Cores", onde será solicitado que cada aluno coloque na panela para fazer a sopinha peças nas respectivas cores (formas geométricas) uma de cada vez;
Utilizar revistas para a recortes de gravuras com as cores primárias;
Produzir uma atividade fazendo uso da colagem, onde será colocado papel Cartão no chão , onde as crianças farão a colagem de seus recortes;
Montagem do painel com as cores primárias na sala de aula.
- Recursos:
Panela e colher;
Revistas;
Papel cartão em recortes geométricos;
Cartolina;
Tesoura e cola.
Avaliação:
v A
avaliação será feita através da observação, da participação e do
desenvolvimento das crianças proposto nessa atividade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário