domingo, 14 de abril de 2013

5ª AULA 01/04/2013




Iniciamos a aula com um video sobre o planejamento..
 
O plano de aula é caracterizado pela descrição específica de tudo que o professor realizará em classe durante as aulas de um período específico. Na sua elaboração alguns pontos são muito importantes como:

• Dados de identificação do professor e da escola;
• Os objetivos a serem alcançados com as aulas que serão ministradas;
• Conteúdo que será ministrado em cada aula, o qual deve seguir uma linha cronológica do processo de aprendizagem;
• Os procedimentos utilizados para aprendizagem dos alunos, ou seja, são as fases da aprendizagem;
• Os recursos que serão utilizados para alcançar os objetivos;
• E, por último, as metodologias de avaliação, ou seja, as técnicas avaliativas que o professor utilizará para avaliar o aprendizado do educando.

Na elaboração de um plano de aula devem ser considerados vários pontos e critérios que unidos especificam quais os objetivos finais o professor espera alcançar no decorrer da explicação dos conteúdos.

 Além de conter esses critérios, o plano de aula deve ser elaborado seguindo as fases da aprendizagem, ou seja, deve seguir uma linha de ensino-aprendizagem contínua. São as fases de aprendizagem: apresentação, desenvolvimento e integração. Na apresentação o professor prepara a classe para a compreensão de novos conteúdos. No desenvolvimento acontece a análise. Nessa etapa acontece o processo de orientação e aprendizagem do aluno. É nessa etapa que acontece o estudo de um texto, a realização de um experimento, a resolução de exercícios, etc. A integração é a etapa final. Nessa fase o professor faz a verificação dos resultados obtidos pelos alunos na fase do desenvolvimento.
agora segue abaixo o meu plano de aula que foi entregue ao professor.



PLANO DE AULA



 


Professor: Maria Izabel Paula da Silva
Duração: 30 minutos
Idade: 2 a 3 anos
                                       
Área: Artes

Tema: Pintura Livre

Conteúdo: Exploração com texturas de tintas.

Objetivos: Explorar texturas de tintas  usando pincéis e as mãos.

Metodologias: Distribuir papel A4 para que as crianças criem sua arte, tanto com pincéis , quanto com as mãos.

Recursos: Papel A4, tinta guache, pincéis e vasilhas.

Avaliação: A avaliação será  com a observação da participação e do desenvolvimento das crianças.




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário